9 de outubro de 2009

O que é ser índio?

Os habitantes das Américas foram chamados de índios pelos europeus que aqui chegaram. Uma denominação genérica, provocada pela primeira impressão que eles tiveram de haverem chegado às Índias.

A Descaracterização dos povos indígenas

Uma temática bastante atual que vem sendo crescente dentro da Antropologia ou da própria Etnologia Indígena é sobre: A descaracterização indígena.
A população indígena em si tem as suas próprias peculiaridades nativas, características que vem passando de geração a geração, mas algo de muito grave está ocorrendo desde o século passado, a demanda de igrejas católicas e protestantes nas aldeias vem crescendo de forma avassaladora. E a pergunta que nós fazemos é: até quando os índios irão viver numa coesão social, inibidos muitas vezes de viver suas vidas de modo natural como seus costumes lhes é propício?
De fato o crescimento dessas igrejas é um número bem significativo, mas não é só por conta desse agente que os índios estão perdendo a sua caracterização há também outros agentes, mas nesse breve artigo, vamos focar na questão do crescimento de igrejas nos aldeamentos indígenas.
Quando lemos nos livros de história, a história do "Descobrimento do Brasil", vemos qua já no século XV e XVI os povos nativos sofreram grandes pressões impostas pela coroa portuguesa (Carta a El Rei D. Manuel, Dominus : São Paulo, 1963), a Carta de Pero Vaz de Caminha, explicita com propriedade essa afirmativa, assim como o relato dos cronistas (navegadores, missionários, diplomatas, etc) mesmo que alguns relatos sejam romantizados conhecemos bem a nossa história!