21 de dezembro de 2009

Uma Nocão Geral Sobre a AYAHUASCA

De acordo com as correntes defensoras do seu uso religioso e ritualístico, a Ayahuasca não é um alucinógeno e sim enteógeno (gr. en- = dentro/interno, -theo- = deus/divindade, -genos = gerador), ou seja "gerador da divindade interna".
A Ayahuasca é uma bebida basicamente composta de duas plantas nativas da floresta amazônica: o cipó Banisteriopsis caapi (caapi ou douradinho), que serve como IMAO e folhas do arbusto Psychotria viridis (chacrona) que contém o princípio ativo demetiltriptamina. A Ayahuasca é também conhecida como por yagé, caapi, nixi honi xuma, hoasca, vegetal, Santo Daime, kahi, natema, pindé, dápa, mihi, vinho da alma, professor dos professores, pequena morte, entre outros. Sua utilização está associada a práticas religiosas pelas tribos inicialmente amazônicas e posteriormente sua utilização foi disseminada pelo Brasil.

13 de dezembro de 2009

ETNOLOGIA INDÍGENA

Queridos amigos(as),

Com tantas correrias de fim de semestre deixei um pouco de lado o nosso blog de ETNOLOGIA INDÍGENA, porém nessas férias me dedicarei a atualizá-lo, pois sei que tem uma galerinha massa que curte muito essa linha de pesquisa. E nós estamos aqui para isso, para juntos analisarmos, apreender e construir conhecimentos embasados nessa temática.
Portanto, peço que todos aqueles que tiverem algum material relacionado a nossa temática, por favor, envie para o meu e-mail:

jessikadanielle@ymail.com

Abraços à todos!