30 de julho de 2009

Etnologia Indígena


O que sabemos sobre os índios do nordeste brasileiro?
Será que os conhecemos bem a ponto de diagnosticarmos todas as características nativas?
Conhecemos a fundo suas problemáticas?
Perguntas como estas nos ocorrem quando fazemos um resgate da etnohistória do nosso Brasil, país este que possui um legado histórico-cultural rico à cerca da etnologia indígena.
Na região do nordeste espeficamente, localiza-se diversas comunidades indígenas, só em Alagoas possuimos 12 aldeamentos:
  • TINGUI-BOTÓ: Feira Grande - Povoado Olho D'Água do Meio - Região Agreste
  • KARIRI-XOCÓ: Aldeia Kariri-Xocó - Porto Real do Colégio
  • GERIPANCÓ: Pariconha - Região do Sertão
  • XUCURU-KARIRI: Fazenda do Canto - Zona Rural de Palmeira dos Índios - Região do Sertão
  • WASSU-COCAL: Joaquim Gomes - Região do Vale do Paraíba e Mundaú
  • XUCURU-KARIRI BOQUEIRÃO: Palmeira dos Índios - Região Agreste
  • KARAPOTÓ - TERRA NOVA: São Sebastião - Região Sul
  • KARUAZÚ: Pariconha - Região Sertão
  • KALANCÓ: Água Branca - Região Sertão
  • XUCURU-KARIRI - CAPELA: Palmeira dos Índios - Região Sertão
  • DZUBUCUÁ: Porto Real do Colégio
Neste blog com a temática ETNOLOGIA INDÍGENA, pretendo socializar conhecimento sobre esta área tão expansiva evidenciando sobretudo: o Estado de Alagoas. Porém podendo-se estender as demais localidades da região nordeste.
Convido a todos os amantes da Antropologia de diversas vertentes de pesquisa para participarem de nossas discursões para estabelecermos debates e trocarmos idéias dentro da temática. O blog tem como finalidade, trabalhar as questões indígenas, mas sob vários aspectos perpassando não só pela vertente antropólogica, mas sociológica e política.

5 comentários:

  1. que este espaço seja usado afim de colocar em voga a questão indigena no nordeste., indios esquecidos durante muito tempo e que agora consseguem reivindicar suas reais identidades e também reconstruir os laços culturais de cada população.Existe sim índios no nordeste e precisam ser reconhecidos como tais.

    ResponderExcluir
  2. AÊ Jessika Danielle.. Antro Sociologa , e a melhor essa Garota...
    Política Indígena essa e a praia..

    No Brasil, tantas são às sugestões, muitas foram às políticas desenvolvidas, ao logo dos tempos na Historia, mas lamentavelmente, aliados a boa vontade existe um grande equívoco no que diz respeito à política indígena. Mesmo sendo diferentes culturalmente, os índios são como qualquer outra pessoa humana, é claro. Quero dizer que os índios têm o mesmo padrão emocional de todo civilizado, portanto, propícios às mesmas vontades e desejos.Assim, será que o homem índio quer mesmo viver isolado de todo o resto civilizado, com o propósito apenas de preservar sua cultura e abrir mão de todos os benefícios da tecnologia que lhe rodeia por todos os lados? Será que não são as autoridades e as organizações que estão impondo essa condição, mais para tentar preservar uma cultura, do que para melhorar suas vidas, num gesto pretensioso, disfarçado da verdadeira intenção para manter esse povo isolado, como objetos de estudos num grande zoológico humano. Fato que se torna ambíguo, quando a razão do isolamento seria preservar o modo de vida existente, logo o índio que adota modo de vida civilizado não tem sentido permanecer em tal estado de segregação. O ser humano, portador de inteligência, foi feito para evoluir, ao contrário, esse dom divino se autoanula e o ser humano não passará de um ser em que o instinto estar acima da razão. Afinal, qual o melhor? Ensinar hábitos básicos de higiene, passar técnicas de construção de moradias seguras, ou deixá-los conviver com proliferação de doenças simples, que podem ser evitadas com essas medidas, apenas pelo motivo de não querer interferir numa cultura semiprimitiva. É justo não dar oportunidade para esse povo progredir? O que pensa o jovem índio que assiste na televisão todas as maravilhas do mundo moderno sem poder fazer parte dele, por que lhe é negado oportunidade em nome de uma mentalidade direcionada por intelectuais e ativistas? A aculturação dos povos indígenas é inevitável, pela expansão dos meios de comunicação em todo o mundo e o aumento da população mundial. O contato entre os diferentes povos é o fator decisivo, não tem como evitar. O governo e as instituições só tem que se preocuparem para não permitirem a alienação do homem índio nesse processo.



    A civilização não é um mal, ao ponto de algumas pessoas tentarem a todo o custo adiar a prática desse conhecimento para o índio. Os muitos defeitos da civilidade são problemas que precisam serem resolvidos pelo homem para que a civilização, em algum dia, encontre a verdadera harmonia e o verdadeiro sentido da existência seja compreendido completamente. O homem nasceu para ser parte da humanidade, não há razão para querer distanciar grupos sociais dos outros, sejo qual for argumento; a vida em sociedade é uma das maiores conquistas, ainda não pronta, apefeiçoá-lo é a missão de todos nós, índios e não índios nos unindo não nos separando.
    Com a CIÊNCIA POLÍTICA vai fica mais fácil, darei minhas contribuições dentro dessa temática, afinal tudo isso é Ciências Sociais

    ResponderExcluir
  3. Certamente, este espaço será amplo para dialogarmos sobre as problemáticas que envolvem essa abordagem. Não há como fazer facções entre: ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA e POLÍTICA, porque elas são imbricadas.
    Então amigos, mãos na massa...

    ResponderExcluir
  4. Jéssika: "Certamente, este espaço será amplo para dialogarmos sobre as problemáticas que envolvem essa abordagem. Não há como fazer facções entre: ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA e POLÍTICA, porque elas são imbricadas.
    Então amigos, mãos na massa..."

    Hehehe, taí uma idéia de projetos integradores que iriam cair bem! O imbricamento do estudo indígena perante as disciplinas-mores das ciências sociais!

    ResponderExcluir
  5. Tô gostando de ver!! como te falei Jéssika, tenho bastante interesse nessa área de estudo; curiosidade mesmo! espero aprender muita coisa a partir da colaboração de todos. Valeu!

    ResponderExcluir