31 de julho de 2009

Identidade Indígena


http:// www.acemprol.com/download/file.php?id=768/


Mais de 500 anos de Brasil e o tabu do preconceito sobre as populações indígenas ainda flui na mente de muitos brasileiros, alguns esteriótipos utilizados como características dessas populações que deram sustentabilidade a este país, marginalizam-os a ponto de desclassifica-los moralmente dentro da sociedade, são caracterizados como: "traiçoeiros", "ladrões", "preguiçosos", "beberrões" etc.


http://www.webciencia.com/09_india.jpg&imgrefurl

Segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, no total, quase 12% do território nacional brasileiro, pertence aos índios. Apesar de muitas conquistas já realizadas à favor desta população, há uma necessidade de se preservar a identidade indígena.

O número de índios no Brasil está aumentando anualmente 3,5%, ultrapassando a média nacional que é de 1,3%, nosso maior desafio da atualidade é manter viva essa riqueza cultural.

  • Modo de Organização Social e Subsistência
www.brasilturismo.com/meioambiente/indiosdobrasil/img/indios.jpg&imgrefurl


A forma de organização social indígena é muito peculiar, eles sobrevivem utilizando os recursos naturais: caçam, pescam, criam instrumentos para as atividades de necessidade básica (para sua própria subsistência), mas algumas comunidades já usurfruem de mecanismos modernos utilizando, por exemplo, alguns recursos tecnológicos. Sobretudo, vale-se ressaltar que as técnicas variam entre os povos indígenas.
Há também uma divisão de tarefas dentro das populações indígenas por idade e por sexo, geralmente os homens cuidam da pesca, da caça e da colheita (essas atividades pode ser individual ou coletiva), já as mulheres se responsabilizam com a casa, as crianças e as roças.
É notório dentro de cada aldeamento o respeito que as pessoas mais velhas tem dentro da tribo, sejam homens ou mulheres, os demais membros se referem as pessoas mais velhas com grande respeito e admiração, fazendo com que eles tornem-se símbolos de tradição da tribo.

  • Organização Política
Os indios são comandados por chefes que podem ser chamados de caciques, tuxánas, morubixabas. O papel do cacique é introduzir na aldeia as mudanças, a preservação da tradição, determinar as atividades cotidianas, e ser o responsável do contato entre outras aldeias ou entre os "civilizados".
A chefia na maioria das vezes é transmitida de forma hereditária (pai e filho) ou até mesmo entre outros parentes.
O pajé tem um papel importantissímo dentro da aldeia, ele é o responsável por aconselhar os membros é também uma espécie de curandeiro espiritual.

  • Preservação da Cultura



http://4.bp.blogspot.com/_5H38fH3mPyQ/R9wbXLYl-TI/AAAAAAAAAMs/rIB8_doHbu4/s400/Tribo+Xingu.jpg


Os índios são vistos como parte do passado e, portanto, como estando em processo de desaparecimento, muito embora, como provam os dados, nas três últimas décadas tenha se constatado o crescimento da população indígena, são vistos também a partir de um conjunto imagístico e de crenças sob a ótica do senso comum: eles são os donos da terra e seus primeiros habitantes, aqueles que sabem conviver com a natureza. Hoje, há um movimento de busca de informações atualizadas e confiáveis sobre os índios, um interesse em saber, afinal, quem são eles. Entendendo cultura como o conjunto de respostas que uma determinada sociedade humana das experiências por ela vividas e aos desafios que encontra ao longo do tempo, percebe-se o quanto as diferentes culturas são dinâmicas e estão em contínuo processo de transformação. Qualquer grupo social humano elabora e constitui um universo completo de conhecimentos integrados, com fortes ligações com o meio em que vive e se desenvolve.
A questão é: como fazer com que os diferentes segmentos da sociedade brasileira se concientizem que os índios são seus contemporâneos, uma vez que, eles participam da eleboração das leis e elegem representantes?
Como cultivar os costumes de uma população que deram origem ao povo brasileiro?
São perguntas que exigem respostas imediatas e profiláticas, ante ao caos da tentativa de extinguir uma cultura que foi capaz de resistir até os dias atuais e que corre na veia de todos os brasileiros.


Um comentário:

  1. Ótimo saber que existe um acréscimo populacional quanto ao número de populações indígenas. É comum de se imaginar que os índios estão se modernizando e por isso deixando de serem índios - pelo menos é o que o senso comum costuma defender. A abordagem de que as culturas se modificam, se dinamizam, torna pública uma idéia até então restrita aos centros acadêmicos que estudam o tema "cultura". Por outro lado, o reconhecimento de terras privadas aos índios (grande embate hoje entre comunidades x indústrias) deve ser reforçado, bem como deveriam ser reforçados e estimulados os gostos políticos que conduzem a uma cidadania democrática de fato.
    Em nosso mundinho bola-de-neve da indiferença política, questões como o etnicídio parecem não fazer parte do nosso país porque não estamos acostumados a ver "índios", seres que estão por toda a parte e que fazem parte legítima de nosso sangue.
    Para se cultivar, basta reconhecer e defender esse patrimônio único que promove(u) uma miscigenação que até então constitui o povo brasileiro.

    ResponderExcluir