23 de outubro de 2010

CONGRESSO ACADÊMICO 2010 - Excelência Acadêmica com Inclusão Social - 18 a 23 de Outubro



PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/UFAL


Contamos com a presença ilustre do Prof. Dr. Ivair Augusto Alves dos Santos (à esquerda) - Professor da UNB, que veio nos apresentar o seu brilhante trabalho à cerca do Movimento Negro no Brasil e divulgar o seu livro O MOVIMENTO NEGRO E O ESTADO (1983-1987): O CASO DO CONSELHO DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA NO GOVERNO DE SÃO PAULO - onde retrata parte da história do movimento negro até chegar à proposta da Nova República de 1984. O grande mérito de sua narrativa é recuperar a agência histórica dos negros, que figuram como atores no palco da história nacional.





"O MOVIMENTO NEGRO E O ESTADO (1983-1987): O CASO DO CONSELHO DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA NO GOVERNO DE SÃO PAULO"  (livro)


 Oficina de SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO - com a Prof. Ms. Evelina Antunes (prof. pioneira nessa temática) - do Instituto de Ciências Sociais/UFAL. Discutimos os principais problemas apontados pelos próprios alunos de Ciências Sociais dentro do âmbito educacional no estado de Alagoas, onde várias propostas foram formentadas para melhorar a condição desses profissionais (que somos nós) da educação. Os objetivos principais foram: debater dados atuais sobre o estado da arte disciplinar na rede pública alagoana; discutir as experiências dos alunos de Ciências Sociais, focalizando os curriculos e os conteúdos; fazer sugestões de exercícios de aula de sociologia (tema, método, bibliografias).



Mesa: CAPOEIRA: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS - Coord. Prof. Dr. Rachel Rocha (Diretora do ICS/UFAL).



Mini-curso DESAFIOS DA PESQUISA ANTROPOLÓGICA COM AUDIOVISUAL -  formado pelo grupo de professores de Antropologia: (da esquerda. pra direita) Ms. Ana Laura Loureiro Ferreira (UFPE), Ms. Fernanda Rechenberg (UFAL); Juliana Barretto (UFAL); Dr. Sílvia Martins (UFAL - Coord. do AVAL/ICS) e Ms. Ricardo Salomão.



Prof. Ms. Fernanda Rechenberg  (UFAL) - PESQUISANDO AS IMAGENS DOS OUTROS: ALTERIDADE E REPRESENTAÇÃO FOTOGRÁFICA - pesquisa realizada em Vila Jardim/RS.





Antropólogos e futuros Antropólogos



2 comentários:

  1. Olá Jessika, só hj vi o seu blog. Obrigado pela divulgação do evento. Um abraço.
    Breitner

    ResponderExcluir
  2. Ah, que bom professor Breitner. Não poderia deixar de divulgar este ilustre trabalho do professor Ivair...

    ResponderExcluir