De acordo com as pesquisa realizadas entre os povos indígenas do nordeste sobre religião e rituais nota-se que há vários pontos em comum abordados pelos pesquisadores à cerca dessa temática. De um modo geral os povos indígenas do nordeste praticam rituais sagrados que sob este contexto reafirmam a sua identidade, de modo que os compartilhamentos de segredos proporcionam significados necessários à experiência de ser indígena. O presente texto retrata alguns destes rituais sagrados, que denotam como os povos indígenas do nordeste buscaram o seu reconhecimento étnico através destes.
24 de setembro de 2010
11 de setembro de 2010
Uma discussão a partir do Texto de Roberto Cardoso de Oliveira: "Por uma Etnografia das Antropologias Periféricas"
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Por uma Etnografia das Antropologias Periféricas. In: Sobre o Pensamento Antropológico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; Brasília: CNPq, 1988.
Roberto Cardoso de Oliveira nos propõe uma discussão que vem desde os anos 60, tomando-se uma crescente conscientização crítica do exercício da antropologia em nosso país. Partindo da antinomia Identidade/Diferença, Oliveira, afirma que seria um meio para se compreender a antropologia ou as antropologias feitas na América Latina.
27 de fevereiro de 2010
26 de fevereiro de 2010
A Luta Indígena de Cada Dia
Os anos passaram, mas a luta dos índios permanece de geração à geração. Os índios do norte tem quase as mesmas problématicas que os índios do nordeste: a luta territorial.
Existem um série de problemáticas dentro do contexto social dos índios que poderíamos citar, mas a questão da demarcação de terras é a mais visível de todas.
21 de dezembro de 2009
Uma Nocão Geral Sobre a AYAHUASCA
De acordo com as correntes defensoras do seu uso religioso e ritualístico, a Ayahuasca não é um alucinógeno e sim enteógeno (gr. en- = dentro/interno, -theo- = deus/divindade, -genos = gerador), ou seja "gerador da divindade interna".
A Ayahuasca é uma bebida basicamente composta de duas plantas nativas da floresta amazônica: o cipó Banisteriopsis caapi (caapi ou douradinho), que serve como IMAO e folhas do arbusto Psychotria viridis (chacrona) que contém o princípio ativo demetiltriptamina. A Ayahuasca é também conhecida como por yagé, caapi, nixi honi xuma, hoasca, vegetal, Santo Daime, kahi, natema, pindé, dápa, mihi, vinho da alma, professor dos professores, pequena morte, entre outros. Sua utilização está associada a práticas religiosas pelas tribos inicialmente amazônicas e posteriormente sua utilização foi disseminada pelo Brasil.
13 de dezembro de 2009
ETNOLOGIA INDÍGENA
Queridos amigos(as),
Com tantas correrias de fim de semestre deixei um pouco de lado o nosso blog de ETNOLOGIA INDÍGENA, porém nessas férias me dedicarei a atualizá-lo, pois sei que tem uma galerinha massa que curte muito essa linha de pesquisa. E nós estamos aqui para isso, para juntos analisarmos, apreender e construir conhecimentos embasados nessa temática.
Portanto, peço que todos aqueles que tiverem algum material relacionado a nossa temática, por favor, envie para o meu e-mail:
jessikadanielle@ymail.com
Abraços à todos!
Portanto, peço que todos aqueles que tiverem algum material relacionado a nossa temática, por favor, envie para o meu e-mail:
jessikadanielle@ymail.com
Abraços à todos!
6 de novembro de 2009
Claude Lévi-Strauss - Fundador do Estruturalismo

A morte foi anunciada ontem pela assessoria da EHSS (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em português, Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais). Lévi-Strauss, que vivia em Paris, completaria 101 anos no dia 28.
Um dos grandes pensadores do século 20, Lévi-Strauss tornou-se conhecido na França, onde seus estudos foram fundamentais para o desenvolvimento da antropologia. Filho de um artista e membro de uma família judia francesa intelectual, estudou na Universidade de Paris.
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